Se você desperta com dor de cabeça e com os músculos da mandíbula doloridos, é possível que você esteja sofrendo de bruxismo, um ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. Além de causar um desgaste anormal da superfície dos dentes, o bruxismo deixa os dentes doloridos e pode levar a disfunção temporo-mandibular, que afeta a articulação da mandíbula e a musculatura da mastigação.
Por ser um ato inconsciente, a maioria dos pacientes que sofre de bruxismo só se inteira da sua condição quando o rangido noturno é ouvido por outras pessoas ou durante um exame dentário de rotina, no qual o dentista nota um desgaste excessivo dos dentes e rachaduras no esmalte. Outros sinais e sintomas sugestivos de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.
Principais fatores que desencadeiam o bruxismo:
Estresse, interferências oclusais (caracterizada por uma mordida cruzada ou por um dente que ficou alto depois de uma obturação, por exemplo), respiração bucal, que resseca a mucosa oral e faz com que a boca faça os movimentos de ranger para estimular as glândulas salivares, alterações psicológicas e a genética pode desencadear a patologia.
O tratamento inclui placas inter oclusais que aliviam a tensão muscular e evitam o desgaste dos dentes, aplicação de laser terapêutico que promove uma vasodilatação, analgesia e reparação tecidual, aplicação de toxina botulínica (Botox) que diminui a atividade muscular e fisioterapia.
Quanto mais cedo o bruxismo for diagnosticado e corrigido, problemas mais graves, poderão ser evitados. Não deixe que esse distúrbio afete a sua qualidade de vida. Agende sua consulta.